Gleisi Hoffmann não antecipará sabatina de Goldfajn para o BC

Compartilhe

POR ANTONIO TEMÓTEO

A presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirma ao Blog que não convocará uma sessão extraordinária para antecipar a sabatina do economista Ilan Goldfajn, escolhido pelo presidente interino, Michel Temer, para comandar o Banco Central. Goldfajn foi a comissão hoje de manhã, acompanhado por assessores da autoridade monetária, mas foi informado que a reunião do colegiado só ocorrerá na próxima terça-feira.

A possibilidade de Gleisi convocar uma sessão extraordinária da CAE para hoje ganhou força após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acatar uma questão de ordem do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele solicitou que o prazo para a sabatina de autoridades aconteça em até cinco dias úteis após a leitura da matéria no plenário e não na comissão.

Calheiros ainda definiu se o plenário do Senado votará a indicação de Goldfajn no mesmo dia em que for sabatinado pela CAE. Apesar da decisão, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado esclareceu que a presidente da comissão tem a prerrogativa de convocar a reunião para que os parlamentares façam o debate. Com isso, Alexandre Tombini comandará a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a semana que vem.

Brasília, 16h15min

Vicente Nunes