Idosa faz aniversário e recebe vacina de presente: “Viva a ciência”

Compartilhe

Diante do agravamento da pandemia no país, com o sistema de saúde entrando em colapso, a psicanalista Maria José, que completa 74 anos nesta quinta-feira (11/03), recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Emocionada, disse: “Hoje a vacina foi o meu maior presente. Ela é também um grande presente da ciência para o mundo.”

Maria José foi vacinada Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lago Sul. Pelo menos 10,2 mil idosos com a idade dela estão aptos a serem imunizados no Distrito Federal, segundo o cronograma definido pela Secretaria de Saúde.

A situação da pandemia no Distrito Federal é dramática. Mesmo com as medidas restritivas adotadas pelo governo, incluindo o toque de recolher das 22h às 5h da manhã, a disseminação do novo coronavírus está fora de controle. Cada 100 pessoas infectadas estão contaminando outras 128.

Com esse descontrole, os leitos das UTIs dos hospitais das redes públicas e privadas estão com 100% de ocupação. Há mais de 200 pessoas numa fila de espera por internação. O risco de esses pacientes morrerem antes de serem atendidos é grande. Por isso, a importância de correr com a vacinação.

Brasília, 17h57min

Vicente Nunes