Horário eleitoral na TV impulsiona interações entre usuários nas redes sociais

Compartilhe

RODOLFO COSTA

O horário eleitoral na televisão e na rádio, iniciado em 31 de agosto, impulsionou o debate político nas redes sociais. Entre 16 e 29 de agosto, 41 milhões de pessoas interagiram 368 milhões de vezes a respeito da corrida eleitoral no Facebook. Completados um mês do início do pleito, entre 16 de agosto e 16 de setembro, 62 milhões de pessoas interagiram 1,1 bilhão de vezes, seja comentando, compartilhando, publicando ou por meio das chamadas reações.

O engajamento na rede social surpreende. No acumulado do período analisado, o número de interações triplica em relação aos primeiros 13 dias de campanha com um aumento de 50% do número de usuários interessados em participar das discussões eleitorais.

Os dados divulgados pelo Facebook nesta terça-feira (18/9) ainda mostram que, ao longo do mês, o assunto sobre segurança pública dominou as preferências de discussão na rede. No primeiro levantamento realizado, a economia liderava os debates. O terceiro assunto com mais interações em ambas pesquisas foi corrupção.

O levantamento mostra prioridades distintas entre os sexos. Entre os homens, os assuntos reforma política, impostos e indústria lideram as interações. Entre as mulheres, a prioridade é a discussão sobre saúde, temas de gênero e habitação. A mesma distinção ocorre entre as diferentes faixas etárias.

Entre pessoas com 18 a 34 anos, temas de gênero, porte de armas e direitos humanos lideram as interações. Entre os com 35 e 54 anos, a preferência é pelos assuntos de reforma trabalhista, infraestrutura e Previdência. A prioridade entre usuários com mais de 55 anos no acumulado do mês foi Previdência, reforma política e Judiciário.

Brasília, 17h21min

Vicente Nunes