ROSANA HESSEL
O ex-ministro da Educação e economista Fernando Haddad pode ser anunciado ainda nesta sexta-feira (25/11) como ministro da Fazenda do novo governo. Haddad esteve, hoje, em um evento da Federação Brasileria de Bancos (Febraban), no lugar do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e passou bem no teste junto ao mercado financeiro.
O almoço de Haddad com banqueiros, em São Paulo, teve também a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Fontes que participaram do evento disseram que o ex-candidato ao governo paulista se saiu “muito bem” e foi recebido e cumprimentado como ministro. O economista ficou sentado em uma mesa ao lado do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.
O ex-prefeito de São Paulo é o novo braço direito de Lula e, segundo fontes próximas ao novo governo, está sendo preparado por Lula para ser o seu substituto como líder do partido. Haddad foi com Lula para o Egito e vem ganhando força para ser o futuro chefe da equipe econômica do novo governo.
O mercado aguarda ansioso uma definição na área econômica para ter mais previsibilidade sobre o que esperar do novo governo. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, contudo, tem mais credibilidade do que Haddad junto aos investidores do mercado. Não à toa, a Bolsa desabou mais de 2% e o dólar subiu novamente e chegou a R$ 5,40, por Haddad não ter se preocupado em sinalizar uma preocupação maior com qa questão fiscal. Mas vamos ver quem Lula vai escolher para ditar os rumos da economia brasileira para os próximos quatro anos.
Na tarde de hoje, o grupo de trabalho de Economia da equipe de transição tem uma conferência virtual com vários economistas do mercado. A conferir.