CBNFOT300320211635GUEDES 29/03/2021 Crédito: Edu Andrade/Ascom/ME. Paulo Guedes, Ministro da Economia

Guedes parte novamente para solução caseira para nomear novo chefe da SPE

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Enquanto perde força dentro do governo e sobre o Orçamento de 2022 para o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira — um dos caciques do Centrão –, e tem dificuldades para atrair profissionais do mercado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, continua buscando soluções caseiras para cobrir as vagas criadas na pasta.

 

O ex-subsecretário de Política Microeconômica e Financiamento de Infraestrutura da pasta, Pedro Calhman, vai ocupar o cargo de secretário de Política Econômica (SPE), no lugar de Adolfo Sachsida, que deixou a SPE nesta semana. A informação, divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta sexta-feira (4/2), foi confirmada pelo Blog com fontes do governo.

 

Sachsida, um dos últimos integrantes da equipe econômica de transição, foi nomeado por Guedes para chefiar a Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos da pasta, cargo antes ocupado por Daniella Marques, conhecida como “os braços direito e esquerdo de Guedes”, que foi nomeada chefe da secretaria especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), no lugar de Carlos da Costa. Nesta semana, a economia confirmou a ida Da Costa para ser representante da pasta na Embaixada do do Brasil nos Estados Unidos, cargo recém criado pelo governo.

 

A expectativa na Economia é que, posteriormente, Sachisida comande a futura Secretaria Especial de Estudos Econômicos, que será criada com a reestruturação da pasta, em paralelo à reforma ministerial, prevista para março — até abril, os atuais ministros que pretendem concorrer nas eleições deste ano, precisam abandonar os cargos por conta da regra de desincompatibilização. Sob o guarda-chuva da nova secretaria especial, ficarão a SPE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como as áreas de pesquisa do antigo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC).

 

No ano passado Guedes perdeu a Secretaria Especial do Trabalho e Previdência para a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência, comandada por Onyx Lorenzoni, na última reforma ministerial para abrigar políticos do Centrão no governo.

 

O Ministério da Economia divulgou, nesta sexta-feira (4/2), comunicado sobre a nomeação na véspera do engenheiro mecânico-aeronáutico Alexandre Ywata, como secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria de Produtividade e Competividade (Sepec) . Ywata atuava como subsecretário de Direito Econômico da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento (Seto) e substitui Gustavo Ene.