O convite, que consta no jornal interno no Itamaraty, é algo inédito. Veja a íntegra do texto:
“Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro – Oferta de vagas aos servidores
Servidores do Itamaraty podem pleitear vagas nas arquibancadas do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro. Para tanto, solicita-se aos interessados manifestar intenção de participar, mediante envio de mensagem ao endereço eletrônico cgpi.secretariado@itamaraty.gov.br, até a próxima sexta-feira, dia 26 de agosto de 2022, às 13h00. Cada servidor ativo poderá vincular, no máximo, 10 (dez) convidados a sua respectiva matrícula SIAPE, devendo informar, ademais, nome completo, e-mail, telefone e CPF de cada um deles.”
Convites semelhantes têm circulado por outros ministérios e provocado irritação entre os servidores, que estão se sentido intimidados pelo governo. “É como se fosse uma intimação. Estão tentando nos usar para o governo mostrar uma força que não tem”, diz um funcionário de alto escalão da Esplanada.
Ele faz as contas: “Somos quase 100 mil servidores da União no Distrito Federal. Se cada um indicar 10 convidados e todos forem, estamos falando de um público de 1 milhão de pessoas. É um público e tanto”.
Os servidores acreditam, porém, que não haverá tanta adesão por parte deles ao desfile militar de Sete de Setembro, ainda que parte da elite do funcionalismo esteja fechada com o presidente Jair Bolsonaro, apoiando a reeleição dele.