O cantor e compositor Gilberto Gil, 81 anos, comemorou o título de doutor honoris causa concedido a ele pela Universidade Nova de Lisboa em um almoço, na quarta-feira (01/11), na Embaixada do Brasil em Portugal. No cardápio: bacalhau com broa.
Na recepção para 16 pessoas, entre elas, o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, o embaixador Raimundo Carreiro deixou claro todo o orgulho do país com a honraria recebida pelo brasileiro.
Durante a cerimônia de premiação, na terça-feira (31/10), Gil demonstrou enorme preocupação com o momento atual vivido pelo mundo, de guerras entre a Rússia e a Ucrânia e entre Israel e o grupo Hamas. Mas saudou o fato de o Brasil ter fortalecido a democracia após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Tendo filhos e netos como parceiros de palco, Gil fez três concertos em Portugal, dois em Lisboa, um no Porto. Todos eles com casas lotadas. A comunidade brasileira no país é a maior entre os estrangeiros que vivem em território luso. São mais de 400 mil legalizados e ao menos 150 mil esperando pela documentação.