ROSANA HESSEL
O governador Romeu Zema (Novo) tem 19 pontos à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que subiu quatro pontos percentuais. Conforme os dados da edição de setembro da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (9/9), Zema seria eleito no primeiro turno, com 58,7% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje.
Considerando a sondagem de intenção de voto estimulada para o primeiro turno da pesquisa feita pela Quaest para a Genial Investimentos, Zema oscilou positivamente de 46%, em agosto, para 47%, em setembro. Enquanto isso, Kalil registrou alta de 24% para 28%, no mesmo período. Carlos Viana (PL) ficou com 2% e os demais, 4%. Brancos e nulos somaram 7% e indecisos, 11%.
Em um eventual segundo turno entre Zema e Kalil, o placar favorável para o governador mineiro seria de 59% contra 28%, de acordo com os dados do levantamento feito pela Quaest para a Genial Investimentos. Já contra Viana, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a vitória de Zema seria ainda maior, de 67% contra 16%.
Na corrida presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança em Minas Gerais, apesar de Bolsonaro registrar um leve avanço na comparação com a pesquisa de agosto.
A disputa para o senado tem Cleitinho Azevedo (PSC) na liderança, com 21%. Alexandre Silveira (PSD), em segundo lugar, tem 12% das intenções de voto.
A Pesquisa Genial/Quaest realizou 2.000 entrevistas domiciliares entre os dias 3 e 6 de setembro no estado mineiro. A margem de erro é de 2%, para cima ou para baixo.