ROSANA HESSEL
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança das intenções de voto nas eleições deste ano, com 51%. Esse é o mesmo percentual das rodadas anteriores, de acordo com dados da 17ª edição da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (7/9).
O presidente Jair Bolsonaro (PL), registrou avanço dentro da margem de erro no período, de dois pontos percentuais, passando de 37%, na pesquisa do último dia 31, para 39%, nesta semana.
De acordo com o levantamento, a maioria dos eleitores do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) – 56% – disseram que pretendem apoiar Lula. Outros 17% responderam que preferem Bolsonaro e 22% afirmaram que não querem nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 41% preferem Lula, 22% Bolsonaro e 35% nem o petista nem o atual presidente.
A 17ª edição da pesquisa Quaest feita para a Genial Investimentos é a primeira depois do debate presidencial em TV aberta, realizado no último dia 28. Curiosamente, Lula tem a maioria da preferência entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, mesmo após o aumento do benefício de R$ 400 para R$ 600. O percentual dos eleitores do petista que recebem o auxílio passou de 54%, na semana passada, para 55%, nesta semana. Já a fatia dos que preferem Bolsonaro passou de 25% para 29% no mesmo período.
Rejeição
Desde o início da série histórica da pesquisa, em julho de 2021, a rejeição a Bolsonaro recuou 62% para 53%, e a de Lula subiu de 40% para 44%, no mesmo período. Ciro Gomes tinha rejeição de 53% e agora tem 50% na mesma base de comparação.
Conforme dados da pesquisa, 54% dos entrevistados acham que Bolsonaro não merece um segundo mandato, enquanto 46% dos eleitores acham que Lula não merece voltar para a ser presidente. Em um eventual primeiro turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro passou de 12 para 10 pontos percentuais, de acordo com a enquete.
O percentual de entrevistados que não pretendem mais mudar o voto passou de 65%, na semana passada, para 69%, nesta semana. Entre os eleitores do atual presidente, 81% disseram que não pretendem mudar de voto e, entre os que preferem Lula, 78% responderam que o voto é definitivo.
A 17ª rodada da Pesquisa Genial/Quaest realizou 2.000 entrevistas presenciais com eleitores com mais de 16 anos, entre os dias 1º e 4 de setembro, em 123 municípios das 27 unidades da federação.
O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.