Conforme a pesquisa presidencial das eleições de 2022 encomendada pela Genial Investimentos, se o primeiro turno fosse hoje, Lula teria 62% dos votos no Nordeste, contra apenas 20% de Bolsonaro. No Sudeste, o placar passa para 43% a 29% a favor do petista.
No Sul, um dos principais redutos bolsonaristas, Lula ampliou vantagem e vence Bolsonaro com o placar de 40% a 35%, e, no Norte, onde a margem está mais apertada, a vitória do ex-presidente é de 36% contra 34%. Já no Centro Oeste, Bolsonaro tem 48% dos votos, contra 32% de Lula.
Felipe Nunes, coordenador da pesquisa e CEO da Quaest, ressaltou que Lula vem mantendo a liderança nas pesquisas e tem a preferência entre os eleitores mais pobres, mesmo com as investidas do governo com o Auxílio Emergencial de R$ 400, que entrou no lugar do Bolsa Família, programa criado no governo do petista. “Há duas diferenças a se destacar nesses dados: a enorme diferença entre Lula e Bolsonaro entre mulheres e entre os eleitores de renda baixa”, ressaltou.
O cientista político lembrou que, apesar das declarações de Lula sobre aborto, a preferência por ele entre o público feminino continua elevada. “Lula perdeu com o aborto, mas pouca gente ficou sabendo do assunto. Ou seja, esse custo ainda vai chegar”, alertou. Há um mês, Lula disse que todo mundo deveria ter direito ao aborto, mas após a má repercussão das declarações junto aos evangélicos – cujos votos foram importantes para garantir a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2018 – , voltou atrás e, recentemente, tem dito que é contra o aborto.
Entre as mulheres, o ex-presidente fica com 51% dos votos, contra 22% do atual presidente. Na simulação do segundo turno, Lula chega a 54% contra 34% de Bolsonaro.
A pesquisa ainda revela que 63% das intenções de voto estão cristalizadas uma antecipação das eleições de 2018, quanto isso ocorreu em setembro. O levantamento revela também que, para 58% dos eleitores, o atual presidente não merece um segundo mandato, enquanto 44% acham que Lula não merece voltar ao Palácio do Planalto.
A Pesquisa Genial/Quaest ouviu, presencialmente, 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de maio. O levantamento vem ocorrendo desde julho de 2021, e é a mais longa série de sondagens feitas presencialmente no país para as eleições presidenciais deste ano.
O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.