Genial/Quaest: Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 10 pontos no 1º turno

Compartilhe

ROSANA HESSEL

Faltando menos de um mês para as eleições de 2 de outubro deste ano, a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta redução de 12 para 10 pontos percentuais na 17ª edição da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (7/9), sinalizando um eventual segundo turno entre ambos.

Lula manteve os 44% da pesquisa anterior. Enquanto isso, Bolsonaro avançou dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, passando de 32%, na enquete de 31 de agosto, para 34%, nesta semana, conforme dados do levantamento considerando as entrevistas estimuladas para um eventual primeiro turno.

Contando apenas os votos válidos, Lula teria 48,3% abaixo dos 49,4% da pesquisa anterior. Os números aumentam as chances de um segundo turno na corrida para o Palácio do Planalto entre os dois candidatos diante do avanço tímido dos demais candidatos.

Essa edição da Pesquisa Genial/Quaest é a primeira depois do início da propaganda de rádio e TV, do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil de R$ 600 e do debate entre os candidatos à Presidência na TV Bandeirantes. De acordo com a enquete, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), recuou um ponto percentual nas intenções de voto para 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) avançou um ponto, para 4%. Felipe d´Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) – que não pontuaram na pesquisa anterior – registraram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os entrevistados indecisos somaram 5% e os que pretendem votar em branco ou nulo, 4%.

Avaliação do governo

A avaliação negativa do governo Bolsonaro passou de 40%, na edição anterior, para 39% – a menor desde o início da série histórica, em julho de 2021. A avaliação positiva passou de 27% para 32%.

No Nordeste, o percentual de avaliação negativa do governo é maior, de 49%, acima dos 45% registrados na pesquisa da semana passada. Já o percentual dos que avaliam positivamente o governo manteve-se estável em 24%.

Desde o início da série histórica da pesquisa feita pela Quaest para a Genial Investimentos, em julho de 2021, a rejeição a Bolsonaro recuou 62% para 53%, e a de Lula subiu de 40% para 44%. Ciro Gomes tinha rejeição de 53% e agora tem 50%.

A 17ª rodada da Pesquisa Genial/Quaest realizou 2.000 entrevistas presenciais com eleitores com mais de 16 anos, entre os dias 1º e 4 de setembro, em 123 municípios das 27 unidades da federação.

O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.  O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00807/2022.

Vicente Nunes