ROSANA HESSEL
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), avançou seis pontos percentuais e lidera a corrida para as eleições em 2 de outubro, de acordo com dados da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (15/09).
O levantamento no estado fluminense feito pela Quaest para a Genial Investimentos mostra que, na pesquisa estimulada de intenção de votos para o primeiro turno, Castro tem 31% das intenções de voto. Enquanto isso, o ex-deputado Marcelo Freixo (PSB) tem 21% da preferência do eleitorado. Na edição anterior da pesquisa, de agosto, Castro tinha 25% e Freixo 19%.
Em terceiro lugar, Rodrigo Neves (PDT), tem 7% das intenções de voto. Cyro Garcia (PSTU) tem 4%, Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (Unidade Popular) e Wilson Witzel (Partido da Mulher) aparecem com 2%. Eduardo Serra (PT) e Luiz Eugênio Honorato têm 1%. Indecisos representam 13%, enquanto os eleitores que votam em branco, nulo ou não pretendem votar somaram 16%.
De acordo com a pesquisa, Castro lidera em todas as faixas de renda e de escolaridade, entre homens e mulheres, entre católicos e evangélicos e também no interior e na Baixada Fluminense. Na capital, o empate técnico entre Freixo e Castro registrado na pesquisa anterior foi mantido.
O voto é definitivo para 48% dos eleitores, enquanto 50% admitem mudar de voto. Na simulação de segundo turno, Castro venceria Freixo por 42% a 34%, segundo os dados do levantamento da Quaest.
Corrida ao Senado
Na corrida ao Senado, o ex-jogador e senador Romário (PL) mantém vantagem ampla sobre os demais para a única cadeira disponível para o estado, com 37% das intenções de voto, 24 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Alessandro Molon (PSB).
Clarissa Garotinho (União Brasil) e Cabo Daciolo (PDT) estão empatados em terceiro lugar, com 9% dos votos. André Ceciliano (PT) tem 4%, Prof. Helvio Costa (DC) e Marcelo Itagiba (Avante) obtiveram 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Na disputa presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem hoje 40% das intenções de voto, contra 36% do petista, que recuou três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior.
Para 44% dos eleitores, a volta do PT ao poder é motivo de medo, enquanto para 42% temem a continuidade do governo Bolsonaro.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas no estado do Rio com mais de 16 anos entre os dias 10 e 13 de setembro. As entrevistas foram realizadas presencialmente nas casas dos eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. A enquete foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob os números RJ-06349/2022 E BR-01798/2022.