Conforme portaria publicada nesta segunda-feira (07/10) no Diário Oficial da União, Cunha chefiará uma diretoria de programas da pasta. O economista assinou hoje o termo de posse e já está despachando com o novo chefe.
Mattar anunciou, na semana passada passada, um novo levantamento feito pela equipe chefiada por ele identificando a existência de 637 empresas controladas diretamente ou indiretamente pela União. Desse total, 46 têm controle direto do governo federal, das quais 18 são dependentes. Outras 159 são subsidiárias e 199, de simples participação.
Apenas a BNDESPar, subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem participação em 102 empresas públicas e privadas, sendo 33 de capital aberto e 69 de capital fechado. No último boletim trimestral da pasta, havia 133 estatais federais. Segundo o secretário, esses dados mostram um “Estado empresário” e o atual governo pretende se desfazer “do maior número de estatais possível”. Contudo ele admitiu que o ritmo de privatizações é menor do que o esperado no início do ano.