Estados Unidos jamais apoiariam volta da ditadura no Brasil

Compartilhe

Em conversas reservadas, integrantes do governo dos Estados Unidos dizem que não há a menor possibilidade de o país apoiar o retorno da ditadura no Brasil, como pregam defensores do presidente Jair Bolsonaro. “Nunca ouvimos embaixadores dos EUA e de países relevantes falarem em apoio à ditadura no Brasil”, diz uma autoridade norte-americana.

Segundo essa mesma fonte, o futuro do Brasil não vai depender de uma pessoa, mas das instituições reconhecidas, que são fortes e independentes. “Essas instituições vão impedir que algo fora da Constituição ocorra no Brasil”, acrescenta. Ela lembra que os EUA e seus aliados estão de olhos bem aberto em relação ao que se passa no Brasil atualmente.

Outro integrante do governo de Joe Biden afirma que os Estados Unidos não escolhem vencedores ou perdedores. “Isso cabe aos eleitores. E nós temos total confiança no sistema eleitoral brasileiro”, complementa. “Trabalhamos com líderes eleitos, gostemos ou não.”

Para as autoridades norte-americanas, não há interesse em ruptura institucional no Brasil, nem por parte dos EUA, nem dos países vizinhos nem dos parceiros comerciais. “Certamente, se aparecesse qualquer sinal efetivo de que o Brasil voltaria para uma ditadura, trabalharíamos para reverter isso”, frisa.

Brasília, 21h36min

Vicente Nunes