Dólar sobe e reflete a insegurança dos investidores com Trump

Compartilhe

Os mercados financeiros de todo o mundo estão em polvorosa. A inesperada vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos deixou a maior parte dos donos do dinheiro atônita, pois havia quase uma certeza na eleição de Hillary Clinton. O dólar já abriu o dia em disparada, o que obrigou o Banco Central a suspender o leilão diário de swap reverso, uma espécie de compra da moeda norte-americana no mercado futuro.

O dólar está sendo negociado neste momento, 10h30, com alta de 1,76%, cotado a R$ 3,223 para venda. A disparada de preços interrompe uma sequência de queda de quatro dias seguidos. As pesquisas apontando a vitória de Hillary haviam endossado o bom humor dos investidores. Agora, porém, o sentimento é de apreensão, pois não se sabe ao certo o que será a gestão de Trump, visto como uma incógnita pelos mercados.

A Bolsa de Valores de São Paulo, por sua vez, faz o caminho inverso: cai 2,81%, nos 62.351 pontos. Teme-se que Trump caminhe para um forte protecionismo da economia norte-americana e incentive conflitos mundo afora, devido a seu discurso armamentista. A Bolsa vinha de quatro dias de valorização. Na avaliação dos especialistas, teremos um dia de muita tensão nos mercados, com prejuízos por todo o planeta. As bolsas asiáticas desabaram e os pregões europeus registram perdas.

Brasília, 10h30min

Vicente Nunes