Nos primeiros dias de vacinação contra a covid-19 no país, o Distrito Federal despontou como um dos líderes no processo de imunização da população. Mas bastaram poucas semanas para que a capital do país fosse engolida pela ineficiência.
Segundo dados consolidados pelo consórcio dos veículos de imprensa, o Distrito Federal figura, atualmente, na 15ª posição do ranking de vacinação entre as unidades da Federação, com 11,7% da população imunizada. A liderança está com o Rio Grande do Sul, com quase 17%.
O Distrito Federal sofre com a falta de imunizantes. Também há problemas de logística, com longa filas de espera por parte da população. A perspectiva é de que a vacinação seja agilizada nas próximas semanas. Mas, para isso, é preciso que mais doses sejam distribuídas pelo governo federal e o atendimento melhore.
O Instituto Butantan espera, para esta segunda-feira (19/04), a chegada de insumos da China, o IFA, a fim de produzir mais 5 milhões de doses da CoronaVac, que serão entregues no fim de abril ao Ministério da Saúde.
A Fiocruz, por sua vez, espera entregar 5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford a cada semana a partir do fim do mês. A instituição enfrentou sérios problemas para pôr a fábrica em funcionamento, sobretudo por falta de insumo.
Brasília, 21h25min