Cristiano Ronaldo entra no ramo de porcelanas e compra parte da Vista Alegre

Compartilhe

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, ícone em Portugal e eleito o melhor do mundo em diversas oportunidades, entrou para o ramo das porcelanas de alto luxo. Ele comprou 10% do capital da Vista Alegre, uma das mais tradicionais empresas portuguesas, famosa por suas louças que servem presidentes e reis mundo afora. O atleta também assumiu compromisso de arrematar, por meio da CR7, 30% da Vista Alegre na Espanha. Essa operação será concretizada nos próximos dias. As duas partes não falam em valores, mas, juntas, as aquisições podem chegar a 90 milhões de euros (R$ 520 milhões), segundo o mercado.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) portuguesa, Cristiano Ronaldo e o grupo Visabeira, controlador da Vista Alegre, firmaram ainda um acordo para a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Oriente Médio e na Asia, cujo objetivo é ampliar as vendas das marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas regiões. O atleta atua atualmente na Arábia Saudita.

A futura empresa quer acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio e luxo em vários mercados internacionais, tanto com as louças de porcelana quanto com a hotelaria premium. Atualmente, todas as marcas de luxo tem diversificado seus negócios, de olho no público de alta renda. A Vista Alegre tem a sua maior loja no mundo em São Paulo, que responde por cerca de 5% das vendas da companhia.

Segundo Cristiano Ronaldo, a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais ele sempre teve grande admiração. “A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da Vista Alegre como marca de lifestyle de luxo é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”, diz.

Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do grupo Visabeira, afirma ver com entusiasmo a chegada de Cristiano Ronaldo como investidor da Vista Alegre. “Esse negócio representa a união de duas das mais relevantes marcas portuguesas. Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento”, frisa.

A Vista Alegre completa 200 anos de fundação em 2024. Curiosamente, foi a empresa que introduziu o futebol em terras lusitanas. Os bisnetos do fundador, Pinto Bastos, que moravam na Inglaterra, levaram, em 1886, a primeira bola de futebol para Portugal e, em 22 de janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos da atual Praça de Touros, do Campo Pequeno, em Lisboa.

Vicente Nunes