CDI, títulos do Tesouro e poupança lideram ganhos acima da inflação de abril

Compartilhe

ROSANA HESSEL

Apesar da melhora do desempenho de aplicações em renda variável no mês de abril, investimentos envolvendo risco continuam perdendo para a inflação. Enquanto isso, aplicações de renda fixa, indexadas ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que acompanha a taxa básica da economia (Selic), de 13,75% ao ano, liderou o ranking de abril preparado pelo TradeMap.

A inflação oficial de abril, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 4,18% no acumulado em 12 meses, conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (12/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 13 investimentos listados, seis aplicações tiveram rentabilidade superior ao IPCA, lideradas pelos índices de renda fixa, destacou o TradeMap.

O CDI teve o melhor desempenho, com uma valorização de 13,38% em 12 meses até abril, seguido pelo IMAGeral — que mede o desempenho dos títulos públicos –, com alta de 11,60% no mesmo período. A  poupança ficou em terceiro lugar com rentabilidade acumulada de 8,46%.

Por outro lado, a Bitcoin teve o pior desempenho do ranking, com perdas de 23,55% no mesmo período, seguido pelo índice de SmallCaps, com queda de 19,88%. O Índice Bovespa (IBovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), recuou 3,19% no período de 12 meses encerrados em abril e registrou o terceiro pior desempenho da listagem. Dólar e euro também tiveram rentabilidade abaixo da inflação, conforme os dados do TradeMap.

Vicente Nunes