ROSANA HESSEL
Apesar da melhora do desempenho de aplicações em renda variável no mês de abril, investimentos envolvendo risco continuam perdendo para a inflação. Enquanto isso, aplicações de renda fixa, indexadas ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que acompanha a taxa básica da economia (Selic), de 13,75% ao ano, liderou o ranking de abril preparado pelo TradeMap.
A inflação oficial de abril, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 4,18% no acumulado em 12 meses, conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (12/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 13 investimentos listados, seis aplicações tiveram rentabilidade superior ao IPCA, lideradas pelos índices de renda fixa, destacou o TradeMap.
O CDI teve o melhor desempenho, com uma valorização de 13,38% em 12 meses até abril, seguido pelo IMAGeral — que mede o desempenho dos títulos públicos –, com alta de 11,60% no mesmo período. A poupança ficou em terceiro lugar com rentabilidade acumulada de 8,46%.
Por outro lado, a Bitcoin teve o pior desempenho do ranking, com perdas de 23,55% no mesmo período, seguido pelo índice de SmallCaps, com queda de 19,88%. O Índice Bovespa (IBovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), recuou 3,19% no período de 12 meses encerrados em abril e registrou o terceiro pior desempenho da listagem. Dólar e euro também tiveram rentabilidade abaixo da inflação, conforme os dados do TradeMap.