Cartão “crediário” será lançado até o fim do ano

Compartilhe

POR ANTONIO TEMÓTEO

As instituições financeiras devem lançar até o fim do ano um piloto para o parcelamento com juros das compras em cartão de crédito, uma espécie de crediário. O novo produto foi anunciado pelo Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Chacon.

Ele detalhou que a nova linha de financiamento não substituirá o parcelo sem juros e será mais uma opção para o consumidor. Chacon explicou que essa modalidade deve ser usada para compras com maior prazo. Atualmente, seis em cada 10 brasileiros fazem compras parceladas no cartão.

A tendência é que após o piloto, o crediário esteja disponível para todos os clientes a partir de 2019. “Existe toda uma agenda de preparação do parque instalado para conseguir o mesmo padrão de experiência em todos os adquirentes”, afirmou.

Com as possíveis mudanças, detalhou o presidente da Abecs, será possível repassar aos lojistas, em prazos mais curtos, o dinheiro das operações realizadas cartão de crédito. Segundo Chacon, a agenda Banco Central com o setor de cartões envolve três grandes pilares. São eles mais eficiência no sistema, redução dos juros para os consumidores e queda nos custos para os lojista.

O executivo explicou que até março uma nova regulação sobre custos para o lojista para o recebimento de pagamentos em cartão débito deve ser editada pelo BC. Dados da Abecs mostram que as taxas médias de desconto no cartão de crédito chegam a 2,6% e no débito de 1,45%.

Vicente Nunes