Os caminhoneiros não estão dispostos a abrir mão das reivindicações. Mas há uma divisão na categoria em relação a algumas delas. Há quem defenda que é importante apresentar as demandas, mas ser flexível em relação a uma delas. Para alguns caminhoneiros, a eliminação da cobrança de pedágio dos caminhões sem mercadoria é a mais passível de ser abdicada. O entendimento dessa parcela de profissionais é que, se demandar demais, pode acabar não conseguindo nada.
A pauta da redução do PIS/Cofins é polêmica, uma vez traria impactos as receitas num momento de grande escassez. O governo, por ora, não dá sinais de atender a esta demanda. Mas tudo ainda está sendo negociado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer incluir no projeto de reoneração da folha de pagamento a inclusão de um corte temporário dos impostos que incidem sobre o diesel. Maia, por sinal se tornou um problema para o governo.
O governo trata o assunto com prioridade. Comércios estão enfrentando problemas de desabastecimento. O próprio Aeroporto de Brasília corre o risco de ficar sem combustível na tarde de hoje. A Padilha, os caminhoneiros apresentarão um balanço da manifestação até o momento. O protesto soma mais de 300 pontos de paralisação espalhados entre os 26 estados, e o Distrito Federal.
Brasília, 15h01min