POR ANTONIO TEMÓTEO
A Câmara dos Deputados derrubou todos os destaques e manteve o texto original da Medida Provisória (MP) 777, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP). A proposta, que define um novo indexador para os financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segue agora para o Senado Federal.
O presidente da casa, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), destacou que o texto deve ser apreciado terça ou quarta-feira da próxima semana. Um acordo de líderes definirá a data exata. Com a aprovação do texto, o governo concentrará esforços para alterar a meta fiscal de 2017, hoje um déficit de R$ 139 bilhões, para um rombo de R$ 159 bilhões.
Uma sessão do Congresso Nacional, com a presença de deputados e senadores, foi convocada por Eunício assim que a Câmara encerrou a votação da TLP. A estratégia para acelerar as votações foi acertada pelo presidente Michel Temer com os presidentes da Câmara e do Senado. Mesmo com a crise, o governo da mais uma demonstração de força no Legislativo.