POR ANTONIO TEMÓTEO
Após a prisão de dois diretores da Funcef na Operação Greenfield, a Caixa Econômica Federal escolheu dois novos executivos para ocupar os postos vagos. Além deles, Sérgio Mendonça, presidente do fundo de pensão e ligado ao PT também foi substituído.
Para o lugar de Mendonça foi escolhido o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes. Braço direito do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e Integração Nacional.
Paulo Cesar Candido Wernek foi escolhido para ocupar o posto de diretor de Investimentos, responsável pela carteira de renda fixa e variável. Ele é ex-diretor do Banco Espírito Santo Ativos, hoje Banco Haitong.
Para o posto de diretor de Participações, a Caixa indicou o economista Renato Villela, ex-secretário de Fazenda do estado de São Paulo, gestão de Geraldo Alckmim, e do estado do Rio de Janeiro, gestão Sérgio Cabral. Todos eles receberam a chancela do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que quer profissionalizar a gestão dos fundos de pensão e acabar com indicações políticas.