A Autoridade Marítima Nacional está há dois dias procurando o corpo de um brasileiro de 19 anos que morreu afogado na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, na região de Aveiro, Norte de Portugal.
Ele resolveu dar um mergulho com um amigo, de 15 anos, mas acabou sendo arrastado pelas fortes correntes marítimas, muito comuns nesse período. Mesmo muito abalado, o adolescente conseguiu se salvar.
Portugal enfrentou temperaturas altíssimas neste fim de semana. Em algumas cidades, os termômetros marcaram de 10º a 15º graus centígrados acima da média histórica para esse período, passando dos 30º graus.
Como isso, boa parte da população se sentiu estimulada a ir às praias. O problema é que, além da água muito gelada, as ondas estão acima dos recomendáveis para a segurança dos banhistas. Houve muitos resgates.
Segundo a Marinha portuguesa, as buscas pelo corpo do brasileiro foram reiniciadas logo na manhã desta segunda-feira (15/04), numa raio de 25 quilômetros a partir do local onde o jovem foi tragado pelas correntes marítimas.
Mais dois homens estão desaparecidos. Um deles sumiu na Praia da Vieira, em Leiria. Outro se afogou ao cair no Rio Tejo, próximo ao Cais do Sodré, no centro histórico de Lisboa. No total, 17 pessoas morreram afogadas em praias de Portugal apenas na primeira quinzena de abril.