Desde que decidiu pedir ajuda às pessoas, por não dispor dos recursos necessários para a cirurgia e para o tratamento pós-retirada do tumor, Cibele já arrecadou 7 mil euros ou R$ 38,5 mil.
“Estou buscando apoio urgente em um momento crítico de necessidade”, diz ela, ao explicar as razões que a levaram a fazer a vaquinha. “Estou enfrentando uma batalha desafiadora contra o câncer de colo do útero”, acrescenta.
Cibele conta que descobriu o câncer em uma consulta de rotina com o ginecologista depois de uma pausa de cinco anos nos exames. A informação, frisa, mudou totalmente a vida dela. O diagnóstico foi de câncer em estágio 1B3, um carcinoma escamoso.
Segundo a brasileira, infelizmente, nenhum médico em Portugal está equipado ou disposto a fazer a cirurgia necessária, considerada uma abordagem fora do padrão. Ela reconhece, contudo, que houve “esforços exaustivos” no sentido de os procedimentos ocorrerem em Portugal.
Na busca por ajuda, Cibele encontrou um especialista altamente qualificado no Brasil. “Esse médico, que está disposto a realizar a cirurgia, tratou com sucesso casos semelhantes ao meu e tem formação e treinamento especializado nos Estados Unidos”, relata.
A brasileira afirma que não tem plano de saúde no Brasil e os recursos são limitados em hospitais públicos. Pelos cálculos dela, somente a cirurgia custará aproximadamente R$ 50 mil (quase 10 mil euros).
Cibele acredita que conseguirá reunir os recursos necessários para fazer a cirurgia, graças à solidariedade daqueles que já contribuíram e dos que ainda vão ajudá-la a complementar o valor necessário para todo o tratamento.