Bolsonaro nomeia novo presidente do Banco do Brasil

Compartilhe

ROSANA HESSEL

O presidente Jair Bolsonaro nomeou por meio de decreto pulicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada na noite desta quinta-feira (01/04), Fausto Andrade Ribeiro, para o cargo de novo presidente do Banco do Brasil.

Conforme o decreto, o nome de Ribeiro foi aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 30 de março para substituir André Brandão, que deixou o cargo no último dia 31.

No mesmo decreto, o chefe do Executivo exonerou, a pedido, André Brandão.

A nomeação sai poucas horas depois da renúncia de dois conselheiros independentes, incluindo o presidente do Conselho de Administração, Hélio Magalhães. Quatro conselheiros criticaram a nomeação e afirmaram que Ribeiro era despreparado para o cargo..

Em fato relevante ao mercado, logo após o decerto, o BB destacou o currículo do novo presidente. Veja a íntegra abaixo.

FATO RELEVANTE

Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em conformidade com o Art. 24, Inciso I, do Estatuto Social do Banco do Brasil S.A., nomeou, por meio de Decreto de 01/04/2021, publicado no D.O.U. na Edição: 61-C, seção:2 – Extra C, página 1, o Sr. Fausto de Andrade Ribeiro para ocupar o cargo de Presidente do Banco do Brasil S.A..

Fausto de Andrade Ribeiro, 53 anos, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Brasília e em Direito pela Universidade CEUB – DF. Possui especialização em Finanças Internacionais e MBA Executivo em Finanças, ambos pelo IBMEC, além de especialização em Economia pelo Programa Minerva na George Washington University. É funcionário do Banco do Brasil desde 1988. Ocupava o cargo de Diretor Presidente na BB Consórcios desde setembro/2020. Antes, foi Gerente Executivo da Diretoria de Contadoria em 2019 e da Unidade de Canais, de 2016 a 2019. Exerceu ainda a função de Diretor Geral da unidade do Banco do Brasil na Espanha entre 2013 e 2016 e representou o BB no Comitê de Transição junto à Diretoria do Banco Patagônia, em Buenos Aires (Argentina) em 2010. Entre 2000 e 2010 foi Gerente Executivo na Diretoria de Controles Internos, quando coordenou o Projeto de Adequação do Banco às exigências da Legislação Americana Sarbanes-Oxley, entre os anos de 2008 e 2010.

Brasília (DF), 01 de abril de 2021.
Carlos José da Costa André
Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores

Vicente Nunes