O ator Pedro Cardoso denunciou, em redes sociais, que foi expulso , nesta quinta-feira (11/05), do Consulado do Brasil em Lisboa quando tentava renovar seu passaporte e o de familiares dele. Ele teria sido agredido verbalmente por uma pessoa que se apresentou como vice-cônsul.
Segundo o ator, a alegação foi a de que ele teria de ter feito um agendamento. “Antigamente, quando se vinha ao consulado, era atendido normalmente. Mas se aproveitaram da pandemia para adotar um modus operandi característico do fascismo”, disse.
https://www.instagram.com/p/CsGfvc7tp3w/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Pedro destacou que “os brasileiros” sequer podem entrar no consulado. Isso, no entender dele, não é aceitável. Para Pedro, o consulado deveria ter um atendimento mais adequado aos que precisam dos serviços consulares.
No consulado, servidores disseram que o ator agiu, desde o início, de forma agressiva. Ressaltaram que ele começou a gritar, que ninguém ali trabalhava. O diplomata que o atendeu mostrou que, nesta quinta-feira, foram atendidas 200 pessoas que haviam feito agendamento.
“Ninguém o destratou. Todo mundo foi atencioso, seguindo o mesmo padrão, mas há regras a cumprir”, assinalou um diplomata. “As próprias pessoas que estavam no consulado criticaram a forma como o ator agiu. Há um manual de segurança”, acrescentou.