Um grupo de brasileiros foi flagrado em cima de um trem que faz a linha ligando Lisboa e Cascais. Eles subiram no teto de um dos vagões, assustando os passageiros. Em algazarra, gritavam e tiravam fotos, sem levar em conta o risco que estavam correndo. Alguns deles também viajavam pendurados na traseira do trem para não pagar passagens.
O flagra dos brasileiros infringindo as regras de segurança foi feito na estação de Santo Amaro, de Oeiras, conforme vídeo ao qual o Blog teve acesso. É possível ver que eles não demonstravam nenhuma preocupação em serem pegos pela polícia. Muitos portugueses criticaram a ousadia dos surfistas ferroviários, personagens comuns no Rio de Janeiro.
Esse tipo de comportamento só alimenta o incômodo dos portugueses com os brasileiros que vivem no país europeu. Casos de xenofobia têm sido frequentes em Portugal, mas é preciso ressaltar que os cidadãos oriundos do Brasil também têm dado motivos de sobra para o descontentamento dos lusitanos. Muitos brasileiros desrespeitam a cultura portuguesa e tentam impor um jeitinho que não é compatível com a formação dos locais e com as leis.
Como dizem integrantes do governo português, os brasileiros são muito bem-vindos ao país, mas isso não quer dizer que têm o direto de desrespeitar a legislação e agir de acordo com a vontade deles. Há regras e elas devem ser seguidas à risca. No entender desses técnicos portugueses, andar em cima de trens é inaceitável. E os infratores serão identificados e punidos.
Dados do Itamaraty apontam que há entre 350 mil e 400 mil brasileiros vivendo legalmente em Portugal. Especialistas falam em 600 mil e estimam que essa comunidade chegará a 1 milhão de pessoas nos próximos cinco anos.