A real de Portugal: 28,6% dos estudantes estrangeiros são brasileiros

Compartilhe

Pesquisa realizada pela Observatório da desigualdade, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência, aponta que 28,6% dos estudantes estrangeiros do ensino básico e médio em Portugal nasceram no Brasil. São 44.962 alunos de um grupo de 157 mil crianças e jovens imigrantes.

Os dados integrais da pesquisas serão divulgados nesta semana, mas várias informações foram antecipadas pelo jornal Público. Os números são de 2020. Em relação a 2013, o total de estudantes brasileiros em Portugal mais que dobrou — aumentou 119%.

Conforme mostrou o Correio, um dos fatores que mais têm estimulado a migração de brasileiros para Portugal é a possibilidade de uma educação melhor para os filhos, formados em um país da União Europeia.

Esses estudantes brasileiros estão concentrados, principalmente, em Sintra, Lisboa e Cascais.

A diversidade nas escolas em Portugal têm exigido atenção redobrada das autoridades, para que haja integração entre os estudantes. Mas, ainda assim, são vários os relatos de racismo e xenofobia.

O total de alunos de origem nepalesa avançou 1.214%, indiana cresceu 76,6% e a venezuelana, 61,1%.

Já se sabia que, nos mestrados e doutorados, os brasileiros são o principal grupo de estudantes. Em Lisboa e Coimbra, são 49% das turmas.

Vicente Nunes