Em ano de baixo crescimento econômico e crise política que afetam diretamente o Brasil, a retomada dos investimentos nos setores da mineração e de petróleo no Brasil aponta novas perspectivas para os geólogos no país, que hoje somam 11 mil profissionais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geologia.
Ainda segundo a instituição, um número muito aquém do demanda da área no país. Atualmente, o setor petrolífero absorve 27% dos geólogos que atuam no mercado, enquanto 34% estão na mineração. Se antes os homens dominavam esse mercado, hoje, as mulheres já disputam de igual para igual as vagas nos 33 cursos de Geologia e nos três cursos de Engenharia Geológica existentes no país.
Vale ressaltar que um profissional da área ganha cerca de 8,5 salários mínimos por mês. Esses e outros dados inéditos do setor serão apresentados no 49º Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto no Rio de Janeiro.


3 thoughts on “Apesar da crise econômica, geologia está em alta”
Não traz nenhum dado que sustente essa afirmação de que “Apesar da crise econômica, geologia está em alta”.
Não concordo… que possa haver tendência de aumento em mineração e petróleo, pode ser, mas enquanto haver concursos igualando salários de gari (ensino médio) com geólogo (superior completo) por R$2.000,00/mês, prefiro acreditar que ainda nos encontramos na vala comum da crise, onde milhares de pessoas com diploma de curso superior estão tendo que ser “empreendedores” (como vender quentinha pra sobreviver!)… Precisa citar dados! Investimento não significa abertura de empregos agora no presente! Muitos colegas do Brasil inteiro de grupos lotados de WhatsApp do qual faço parte mostram outra realidade… Inclusive foi feita pesquisa nestes grupos mostrando que vários buscam emprego e /ou recolocação profissional!
Enquanto isso, os 27 geólogos que passaram no concurso da prefeitura de SP de 2015 não são convocados, uma vergonha falar que geologia está bombando quando nem sequer os agentes públicos ligam para nós, imagina o setor privado!