HAMILTON FERRARI
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, decidiu deixar a pasta para tentar concorrer à Presidência da República pelo MDB. A exoneração dele sairá em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Eduardo Guardia, hoje secretário executivo, vai sucedê-lo.
A decisão foi tomada depois de uma conversa do ministro com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Meirelles queria ter a garantia de que o partido vai apoiá-lo em sua campanha. O agora ex-minsitro avisou a Temer que não aceita ser vice dele nem de ninguém na chapa liderada pelo MDB.
Já fora do ministério, Meirelles começará sua agenda de candidato ainda nesta sexta-feira (6/4). Ele embarcará com Temer para uma viagem a Salvador. Pelo que foi traçado pelo MDB, no entanto, Meirelles e Temer terão agendas separadas para propagar, Brasil afora, as conquistas do governo.
Antes de anunciar a sua saída da Fazenda, Meirelles chegou a cogitar a ficar no cargo por medo de não ter apoio do MDB caso seja ele o candidato à Presidência da República. Ele foi aconselhado por vários assessores a não se deixar levar pelo canto da sereia do partido. Mas resolveu apostar.
Meirelles acredita que não tem nada a perder. Diz que fez um excelente trabalho à frente da Fazenda. Para ele, é inegável que a politica responsável do governo foi exitosa. Resgatou a confiança dos investidores e derrubou a inflação para o nível mais baixo dos últimos 20 anos, o que permitiu que o Banco Central levasse a taxa básica de juros (Selic) para o nível mais baixo da história, de 6,50% ao ano.
Na avaliação do Meirelles, o Brasil poderá, tranquilamente, crescer até 3% neste ano. Para isso, é preciso que se mantenha a responsabilidade fiscal. Ele garante que defenderá, na campanha, a reforma da Previdência, que Temer não conseguiu aprovar por falta de apoio do Congresso.
Brasília, 15h28min


3 thoughts on “Meirelles troca Ministério da Fazenda pela candidatura”
Até entender melhor o perfil político de Bolsonaro, o meu candidato era o Meirelles, mas, agora, estou com o BOLSONARO. BOLSONARO NELES!
Um cara que era do conselho consultivo da J&F e não soube de todos os volumes de dinheiro desviados em corrupções da empresa não merece crédito de ninguém. Aliás, merece sim, apenas do mercado que adora esses abutres que acabam com o Brasil e sufocam os menos favorecidos.
HA POUCO TEMPO ELE QUERIA TIRAR DIREITOS DE APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES. AGORA QUER SER PRESIDENTE. NUNCA SERÁ ELEITO ! ! ! ! ! ! O QUE ELE QUER MESMO É LAVAR DINHEIRO NA CAMPANHA ELEITORAL.