Segundo o Banco do Brasil, não se trata de um ataque de hackers, como o que paralisou todo o sistema das Lojas Renner. A instituição classifica o problema como “instabilidade”, mas que está demorando muito para ser resolvida. Pelo menos 54 milhões de pessoas foram afetadas.
Jorge Gonçalves, cliente do BB, diz que está precisando transferir uma quantia para a conta da irmã, mas não consegue. “É um absurdo o que está acontecendo. E a gente liga para o banco e ninguém sabe dizer exatamente o que ocorreu”, afirma.
Andreia Conforti conta que passou a maior vergonha no supermercado, pois não conseguiu usar nem o cartão de crédito nem o de débito. “Infelizmente, não tinha dinheiro suficiente na carteira para pagar as compras. Deixei tudo no caixa”, afirma.
Por meio de sua assessoria, o Banco do Brasil assegura que o sistema está sendo restabelecido aos poucos, mas não dá previsão para quando os serviços estarão normalizados. “Estamos muito dependentes dos bancos. Creio que está faltando investimentos em tecnologia”, afirma Jorge Gonçalves.
Brasília, 17h01min