HAMILTON FERRARI
Triste estatística: no Brasil, 250 mil pessoas desaparecem por ano. Acredita-se que 40 mil sejam menores de 18 anos e, dentre esses, cerca de 10% a 15% somem misteriosamente, sem deixar vestígios.
O município de São João de Meriti ocupa o primeiro lugar da Baixada Fluminense em registros de desaparecimento e o segundo lugar no estado do Rio. Anualmente, são 925 de desaparecidos em São João do Meriti.
Para alertar para o problema, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, promove pela primeira vez nesta quarta-feira (27/02), naquele município, o Projeto de Prevenção ao Desaparecimento no Carnaval, cujo tema da campanha é Esconde, esconde: nem ser for de brincadeira.
Entre as ações, haverá palestras informativas no espaço da Praça Getúlio Vargas, onde fica localizada a Igreja da Matriz; caminhada e panfletagem sobre práticas preventivas ao desaparecimento e distribuição de pulseiras de identificação e cartilhas de prevenção.
Brasília, 10h14min