Verão em Salvador

Compartilhe

Impressões sobre o quente verão cultural de Salvador, onde proliferam espetáculos com grandes nomes da MBP e grupos locais.

Salvador ferve nas duas semanas que antecedem o carnaval. A música embala baianos e turistas, originários de diversas partes do país e do exterior, em shows e festas que ocorrem nos mais diversos locais da capital soteropolitana — do Teatro Castro Alves ao Pelourinho, do Farol da Barra a novos espaços no bairro boêmio do Rio Vermelho.

A terça-feira da bênção do Olodum no Pelourinho, que nesta terça-feira tem Daniela Mercury como convidada, é disputadíssima. O Castro Alves — tanto o teatro quanto à Concha Acústica — mantém agenda lotada de shows, protagonizados por alguns dos maiores nomes da MPB, assistidos por expressivas e calorosas plateias.

Na última sexta-feira, Gilberto Gil fechou a turnê o OK OK OK na Concha Acústica. O espetáculo, visto por público de quatro mil espectadores, foi gravado e vai ser exibido, em data ainda não definida, pelo canal Multishow. No sábado foi a vez de Zeca Pagodinho se apresentar na Concha.

Já Caetano Veloso, também no sábado, estreou o novo show no Castro Alves, acompanhado por dois virtuosos instrumentistas, o clarinetista Ivan Sacerdote (com quem lançou álbum recentemente) e o guitarrista Felipe Guedes. Ao apresentar os músicos, Caetano foi veemente, ao fazer defesa intransigente da cultura, vítima de perseguição e censura por parte de órgãos governamentais.

Crédito: Iugh Mattar/ Divulgação

Posicionamento semelhante vem tendo o Bando de Teatro Olodum em nova temporada da comédia do comédia Ó paí ó!, no legendário Teatro Vila Velha, mo Campo Grande. Manifestações no mesmo tom ouve-se de quem visita o Memorial de Mãe Menininha do Gantois, no bairro Federação; e a Casa de Jorge Amado — que guarda o acervo de um dos mais importantes escritores brasileiros — no Rio Vermelho. Ambas mantêm-se visitadíssimos.

Trechos dos shows de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

6 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

7 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

10 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

11 meses atrás