Shows marcantes
Ao longo da temporada de 2019, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu uma série de shows no auditório master. Quatro deles foram marcantes, pelo que os artistas apresentaram e pela interação com a plateia: Ney Matogrosso (Bloco na Rua), em 26 de maio e 8 de dezembro; Gal Costa (A pele do futuro), em 6 de julho; Gilberto Gil (OK OK OK), em 12 de outubro; e Milton Nascimento (Clube da Esquina), em 7 de novembro.
Público recorde
O show recordista de público deste ano foi o da turnê de Nossa história, que marcou o retorno da dupla Sandy & Junior. Os irmãos reuniram no Estádio Nacional Mané Garrincha plateia de 30 mil fãs, em 20 de julho.
Praia diversificada
O projeto Na Praia, na edição de 2019, trouxe, entre julho e setembro para a Orla Norte do Lago Paranoá, nomes em evidência na cena musical brasileira, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, para shows aos sábados. Mas vieram também artistas consagrados da MPB e do pop rock nacional, entre eles Djavan e Alceu Valença, Zeca Pagodinho, Nando Reis, Lulu Santos, Capital Inicial e Dado Villa-Lobos, que foram atrações da Quinta Cultural.
Festivais temáticos
Entre os muitos festivais temáticos que ocorreram na capital em 2019, cinco, com propostas diversificadas, chamaram a atenção: o Funn Fest (Parque da Cidade) e o CoMa (3 e 4 de agosto, na área do Complexo Cultural da Funarte); o Yalodê, de 1º a 3 de novembro, na área externa do Museu Nacional da República; o Favela Sounds, de 11 a 17 de novembro, em cidades do DF e arena lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha; e o Pavilhão Luz nos fins de semana desse mês, também na área interna do estádio.
Choro internacional
Um grande evento de música instrumental ocupou, de 23 e 28 de abril, o espaço do Clube do Choro de Brasília: o Encontro Internacional de Choro (Eicho), que reuniu renomados músicos nacionais e do exterior, entre os quais Yamandu Costa, Marco Pereira, Carlos Malta, Robertinho Silva, Rogério Caetano, Henrique Cazes. Além de shows, eles estiveram à frente de oficinas.
Eterno maestro
O grande homenageado da temporada de 2019 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional foi Cláudio Santoro, na passagem do centenário. O conjunto, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, reverenciou o compositor e maestro em várias apresentações e, em duas delas, houve a exibição do documentário sobre ele e do Ballet Brasília, dirigido pela viúva Gisèle Santoro.
Ocupação de espaços
Uma roda de samba comandada por jovens músicos brasilienses teve grande destaque este ano na cidade. Denominado Samba Urgente, e com o objetivo de ocupar espaços urbanos da cidade, o grupo reuniu multidões no Canteiro Central (Setor Comercial Sul), Setor Bancário Norte e na ocupação da Piscina com Ondas, no Parque da Cidade, onde, em setembro, tocou para 10 mil pessoas.
Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…
O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…
Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…
https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM