Crédito: Vera Donato/Divulgação. Brasil. Rio de Janeiro - RJ. Cultura. A cantora Maria Bethânia faz pré-estreia de seu novo show "Claros Breus" no Clube Manouche, no Rio de Janeiro.
Diva dos palcos
Ao longo da carreira, Maria Bethânia tem feito shows memoráveis, entre eles os clássicos Rosa dos ventos e Drama. Nas quintas-feiras de julho, ela apresentou o espetáculo Claros breus para plateias de 100 pessoas na Manouche — pequena casa no Rio de Janeiro, com um ambiente que remete à boate, local onde cantou no início da trajetória artística.
Estive entre os privilegiados que assistiram à última dessas apresentações intimistas, na qual Bethânia interpretou músicas consagradas, composições inéditas e textos que intermedeiam os blocos de canções. Ela arrebatou os espectadores em vários momentos, mas principalmente quando soltou a voz em Olhos nos olhos (Chico Buarque), Grito de alerta (Gonzaguinha) e Evidências (José Augusto e Paulo Sérgio Valle).
Neste final de semana, a diva da MPB, acompanhada por sua banda, inicia pelo Credicard Hall, em São Paulo, a turnê de Claros breus com a qual ocupará grandes espaços em outras capitais brasileiras e que a levará a Portugal. Na agenda, por enquanto, não tem data marcada para Brasília.
Eu recomendo
Tributo ao compositor tcheco Bohuslav Martinu será prestado sexta (2/8), às 20h, pelo grupo formado por Ana Amélia Gomide (piano); Vaclav Vinecky (oboé); Sindnei Maia (flauta); Fernando Machado (clarineta); Flávio Figueiredo e Cristina Porto (fagote), na Casa Thomas Jefferson Hall (entrequadra 706/906 Sul). Do programa fazem parte também peças do francês Francis Poulenc do norte-americano Walter Piston. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.
Puro jazz
Canções consagradas do repertório de George Gershwin, Wayne Shorter, John Coltrane e Ray Charles serão interpretadas por Serge Frasunkiewicz (piano), Jhoninha Medeiros (contrabaixo acústico) e André braz (bateria), do Memorial Jazz Trio, no Dolce Day, promovido pela Dolce Far Niente (215 Sul), no dia 27 próximo, às 20h. Haverá a participação do saxofonista Dirceu Decknes e do cantor Tico de Moraes. Classificação indicativa livre.
Na brasa
Os grupos Cerrado Kentucky, Procurados Blues Band e O Bar e o Banjo serão as atrações do Brasas Festival, no dia 11 deste mês, das 11h às 20h, no estacionamento 4 do Parque da Cidade. O DJ Renê Ricochete comandará as picapes. Classificação indicativa livre.
Três primeiros
Em nova turnê pelo país, o Skank chega a Brasília para apresentação dia 10, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O show tem por base os três primeiros discos lançados pela banda mineira: Skank (1992), Calango (1994) e O Samba Poconé (1996). Não recomendado para menores de 14 anos.
Vozes nordestinas
Clássicos do cancioneiro nordestino estão no repertório de Cantadores e Cantoria, show que Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo fazem na próxima sexta-feira, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Arrumação, O pedido, Matança, Estampas Eucalol, Moça bonita e Barcarola do São Francisco são algumas delas. Não recomendado para menores de 14 anos.
Rock finlandês
Banda de hard rock que já abriu show do Bon Jovi, Guns N’ Roses e Whitesnake, a finlandesa Santa Cruz inicia por Brasília sua turnê pelo Brasil. A apresentação será na próxima quinta-feira, às 22h, no O’Rilley Irish Pub (409 Sul). Não recomendado para menores de 18 anos.
Bruxo do som
Hermeto Pascoal, o bruxo do som é a grande atração do Picknick Festival, que ocorre nos dias 10 e 11 próximos, no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental). Otto, Felipe Cordeiro, Ava Rocha e a banda brasiliense Rios Voadores são outros destaques do evento. Classificação indicativa livre.
Para comemorar os 50 anos de atividade como repórter e colunista de Cultura no Correio…
Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…
O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…
Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…