Samba da Gávea ganha documentário

Compartilhe

Filme registra rodas de samba com a participação de cantores, compositores e músicos cariocas

Uma roda de samba descompromissada e acústica que, até antes da pandemia de covid-19, ocorria nas noites de segunda-feira no mix de bar e confeitaria Da Casa da Táta, no bairro da Gávea (Zona Sul do Rio de Janeiro) ganhou registro em documentário. Intitulado Samba da Gávea — Prendi meu coração nesse lugar, com direção de Eduardo Hunter, da Hunter Filmes, retrata esse encontro artístico que tem a participação de cantores, compositores e instrumentistas da cena musical carioca contemporânea.

Iniciativa de Alfredo Del Penho, o Samba na Gávea, que tem como integrantes João Cavalcanti, Pedro Miranda, Luís Filipe de Lima, Thiago da Serrinha, Bruno Barreto e Paulino Dias, ganhou ares quase místicos para os músicos, que costumam tocar composições autorais e clássicos do gênero musical mais representativo do Brasil. O evento já teve como convidados os sambistas Pretinho da Serrinha, Mosquito e Alan Martins, o gaitista brasiliense Gabriel Grossi e as cantoras Dóris Monteiro, Zélia Duncan, entre outros.

Produzido pela Cambuci Produções Artísticas e Culturais, por meio do Edital Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc, a história é costurada por imagens de arquivo, depoimentos dos integrantes e cinco clipes originais bem representativos do Samba da Gávea. O documentário inclui ainda três rodas de samba virtuais, realizadas neste mês, que contaram com a participação do Jongo da Serrinha e das cantoras Lazir Sinval e Deli Monteiro; e o encontro do Samba da Gávea com alunos da Casa do Choro, além de um bate papo.

O filme será apresentado hoje (sábado), às 18h, e terá reapresentações amanhã (domingo), às 15h e na segunda-feira, às 20h, no canal do Samba da Gávea do YouTube. O vídeo não ficará disponível após as exibições. Cinco músicas gravadas no documentário serão lançadas em EP nos aplicativos de música.

Irlam Rocha

Posts recentes

Comemoração de 50 anos de jornalismo com lançamento do livro Artes em festa

Para comemorar os 50 anos de atividade como repórter e colunista de Cultura no Correio…

6 meses atrás

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

1 ano atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

2 anos atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

2 anos atrás