Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai à Alemanha

Compartilhe

O trabalho da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai ser levado em abril de 2018 à Alemanha e toca ao lado da Orquestra Sinfônica de Berlim.

O trabalho da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai ser levado em abril do próximo ano à Alemanha. Lá a garotada participa de um concerto ao lado da Orquestra Sinfônica de Berlim e se apresenta na embaixada brasileira naquele país, para comemorar o Dia Internacional do Choro. Depois segue para apresentações em Amsterdã, na Holanda.

A Orquestra de Cavaquinhos de Brasília está também sob o foco de câmeras de estudantes do IESB que produzem um documentário sobre a trajetória desses novos chorões. Eles — os instrumentistas — têm o mestre Waldir Azevedo como principal referência. O “Rei do Cavaquinho” autor do clássico Brasileirinho, morou em Brasília durante toda a década de 1970. Aqui, criou um conjunto regional, gravou discos e contribuiu para a difusão do chorinho na capital.

Na última semana, público expressivo e interessado se emocionou ao ouvir a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília no Espaço Cultural do Choro. O grupo, formado por jovens músicos com menos de 20 anos, é a face mais conhecida do projeto sócio-cultural Waldir Azevedo, criado pelo multi-instrumentista e professor Dudu Oliveira, em 2010, na Vila TeleBrasília.

Nessa apresentação,em que teve como convidado especial o bandolinista Ian Coury, grande talento da nova geração musical de Brasília, a orquestra mostrou segurança e brilhou ao interpretar clássicos de Waldir Azevedo, Ary Barroso, João Donato, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla, com arranjos de Dudu Oliveira. Confira um vídeo:

Criação da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília

A orquestra surgiu paralelamente a algo maior, o Projeto Sócio-Cultural Waldir Azevedo que, gratuitamente, oferece aulas de cavaquinho, violão, percussão, canto coral, musicalização infantil, arte circense, capoeira e reforço escolar, para pessoas com idade de 2 a 70 anos. É importante destacar que esses ensinamentos não são transmitidos em salas de aula convencionais, mas sim no quintal de Dudu Oliveira, com direto a lanche preparado e servido pela mulher dele, Thais Tosi, brasiliense a quem conheceu em Búzios.

Irlam Rocha

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

2 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

3 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

4 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

5 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

6 meses atrás