Narciso em férias estreia nesta segunda no 77º Festival de Veneza e no Globoplay

Compartilhe

Documentário aborda a prisão de Caetano Veloso pela ditadura militar em dezembro de 1968

Narciso em férias, documentário sobre a prisão de Caetano Veloso, pela ditadura militar, estreia nesta segunda-feira (7/9) na 77ª edição do Festival de Veneza (Itália). Único representante brasileiro no evento, o filme, que tem exibição na sala principal, dentro da seção oficial Out of Competition, traz a narrativa do artista baiano sobre passagens do período de 54 dias em que ficou encarcerado em celas do quartel do Exército e da Vila Militar, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acusado de ser “cantor de músicas de protesto, de cunho subversivo e desviralizante”. A detenção ocorreu 14 dias após a decretação do AI-5 pelo general Costa e Silva.

Realização da Uns Produções e coproduzido por Paula Lavigne e a Vídeofilmes, de Walter e João Moreira Salles, Narciso em férias, que pode ser visto no Globoplay, tem direção de Renato Terra e Ricardo Kalil, de Uma noite em 67, sobre o Festival da Record daquele ano. O roteiro tem por base capítulo homônimo do Verdade tropical, livro de memórias do tropicalista, com o acréscimo de parte dos arquivos secretos mantidos pela ditadura, descobertos pelo pesquisador Lucas Pedretti.

O citado capítulo do Verdade tropical será lançado em livro autônomo pela editora Companhia das Letras, ao qual se junta outro produto relacionado com o documentário, um EP com as músicas da trilha sonora. Uma delas é a versão de voz e violão de Caetano Veloso para Hey Jude, de Paul McCartney, clássico da obra dos Beatles, registrada em single. “Eu lembro nitidamente que Hey Jude era canção positiva, Quando tocava — no rádio da prisão — era sinal de que ia melhorar minha situação, que os portões iam se abrir e a luz a ser vista de novo”.

Assista ao trailer de Narciso em férias

Irlam Rocha

Posts recentes

Comemoração de 50 anos de jornalismo com lançamento do livro Artes em festa

Para comemorar os 50 anos de atividade como repórter e colunista de Cultura no Correio…

6 meses atrás

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

1 ano atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

2 anos atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

2 anos atrás