Móveis Coloniais de Acaju faria 20 anos em 2018

Compartilhe

O Móveis Coloniais de Acaju começou a carreira em 1998 e foi saudado como um dos destaques do cenário nacional.

Quando surgiu em 1998, o Móveis Coloniais de Acaju foi saudado como uma das melhores novidades da cena do rock nacional. A banda brasiliense, influenciada pelo indie-rock, rock garage, ska, MPB e ritmos do leste europeu, tinha na formação original André Gonzales, Fernando Jatobá, Beto Mejia, Eduardo Borém, Esdras Nogueira, Fabio Pedroso, Paulo Rogério, Anderson Nigro, Alexandre Leonardo Bursztyn, Renato Rojas, BC e Gabriel Coaracy. Os cinco últimos deixaram o Móveis antes de o grupo decidir interromper a carreira em 2016, dois anos antes de completar 20 anos.

Ao longo da trajetória de quase duas décadas, o Móveis lançou três álbuns: Idem (2005), C mpl te (2009) e De lá até aqui (2013); os EPs Moveis Coloniais de Acaju (2001) e Vai Thomaz no Acaju (2007). Foram lançados ainda seis singles: Seria o rolex (2006), Sem palavras (2007), O tempo (2009), Falso retrato (2009), Dois sorrisos (2011) e Vejo em teu olhar (2012).

Incontáveis shows no Brasil e no exterior marcaram a história da banda. Mas o lugar em que mais se apresentou foi em Brasília, em especial no Centro Comunitário da UnB. A interação entre palco e plateia foi uma característica marcante nessas apresentações, nas quais a presença de jovens fãs predominava.

Sem perspectiva de um reencontro neste ano, para celebrar os 20 anos, alguns dos integrantes do Móveis vêm realizando projetos solo. O vocalista André Gonzales está à frente do Señor Gonzales, uma espécie de conjunto de baile, que, desde 2017, no primeiro domingo de cada mês, vem animando festas no Clube previdenciários, na 913 Sul. Já o saxofonista Esdras Nogueira, que faz show na próxima quarta-feira, no Clube do Choro, vem de uma turnê pelo país, com o seu quinteto. Ele lançou dois CDs individuais Capivara e Na Barriguda; e no segundo semestre do ano passado gravou o DVD Esdras Nogueira Quinteto.

Confira depoimentos de André Gonzalez e Esdras Nogueira sobre o Móveis Coloniais de Acaju

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

8 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

9 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

12 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

1 ano atrás