Mostra Sesc de Música presta homenagem a Irlam Rocha Lima

Compartilhe

Terceira edição da Mostra Sesc de Música celebra as múltiplas vozes da produção musical brasiliense

Fomentar a produção autoral candanga é o principal objetivo da Mostra Sesc de Música, que chega à terceira edição a partir de hoje com programação no Sesc da 913 Sul. Sob a temática “Múltiplas vozes”, o projeto apresenta um recorte da música brasiliense com shows e ações formativas, além de, neste ano, homenagear o jornalista Irlam Rocha Lima, que tem mais de 40 anos de trajetória no Correio Braziliense cobrindo a cultura local.

“A Mostra de Música é uma contribuição do Sesc no fomento da produção da cidade. Nominamos o tema deste ano de “Múltiplas vozes” no sentido literal, de dar voz. O Sesc é um espaço de acolhimento de diversas tendências, estilos e linguagens no DF. É um espaço onde os artistas podem se expressar e dizer o que quiserem artisticamente falando”, explica Ivaldo Gadelha, coordenador da Mostra Sesc de Música.

Alinhado exatamente com dar voz aos artistas, a produção decidiu prestar um tributo a Irlam Rocha Lima, repórter cultural pioneiro das matérias sobre grandes nomes da música brasiliense no jornal. “Ele será homenageado na primeira noite com um troféu e com a menção de algumas passagens importantes da carreira dele pela cultura de Brasília”, revela Gadelha.

Tributo

Sobre a homenagem, Irlam Rocha Lima se diz lisonjeado. “Quero dizer que me sinto ligado mesmo àquele espaço, como frequentador, como divulgador”, afirma. Para o jornalista, a escolha de seu nome para o tributo está ligada a sua carreira. “Estou nessa trincheira da música há tanto tempo e fazendo um trabalho que privilegia os artistas da cidade. Certamente houve um reconhecimento por isso e pela minha ligação com o Teatro Garagem, que é antiga”, analisa.

Uma das primeiras recordações que Irlam Rocha Lima tem do espaço é de uma entrevista com a cantora Fafá de Belém. “Logo no começo da minha carreira no jornal na área de cultura, uma das primeiras importantes entrevistas que fiz foi quando a Fafá veio fazer um show no Teatro Sesc. Fui entrevistá-la lá. Na época, ela estava lançando o primeiro disco”, lembra.

Crédito: Valerio Ayres/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Redaçao do Correio Braziliense. Jornalista Irlam Rocha Lima.

Apresentações de artistas marcantes para o cenário local também estão entre as lembranças do jornalista. “Divulguei bastante a estreia oficial do Mel da Terra, um grupo pop que surgiu no Concerto Cabeças. O primeiro show deles foi lá no Garagem. Mais pra frente, a Feira de Música, que começou no Teatro Galpão e migrou para o Teatro Garagem, e eu ia bastante. Lá, vi artistas como Renato Matos, Liga Tripa e Raimundos”, conta.

A ascensão de Ellen Oléria em concursos do Sesc é outro fato que está entre as recordações de Irlam Rocha Lima no espaço. “Tenho ido ao Teatro Garagem desde então. O Garagem é um dos espaços mais importantes para a cultura de Brasília”, completa.

Programação

Durante quatro dias, a Mostra Sesc de Música tem programação gratuita com shows de artistas de diferentes estilos no palco do Teatro Sesc Garagem e ainda atividades formativas no Espaço JK, ambos no Sesc da 913 Sul. “A escolha das atrações tem a ver com o olhar de curadoria que nós temos. Primeiro, vários dos artistas que foram chamados já passaram pelos espaços do Sesc. Estamos antenados com a cena cultural da cidade”, explica Ivaldo Gadelha.

Na estreia, o Teatro Garagem recebe, a partir das 20h30, os shows de Cantus Firmus, Beatriz Águida, Adriah e Marcelo Café. “Será um show autoral, obviamente. Com algumas músicas do projeto Contra o tempo, que fiz em 2014, e outras canções inéditas”, adianta Beatriz Águida.

A cantora se apresentará com uma nova formação, com voz, guitarra e bases eletrônicas. No show, Beatriz canta e toca guitarra acompanhada de Leo Ribeiro, no baixo, e Ramiro Galas, com as bases. “Fico superfeliz e grata. Estou na estrada há muito tempo, comecei muito nova e nessa proposta de música autoral. Sou frequentadora do Garagem desde a época mais hardcore e punk, então fico feliz de estar pisando lá”, conta.

Credito: Nina Quintana/Divulgacao. Beatriz Águida.

Antes do show, o jornalista Irlam Rocha Lima será lembrado com o recebimento de um troféu e mais cedo, entre 14h e 18h, ocorre a primeira atividade formativa, uma oficina intitulada “Escola do flow”, voltada para rappers e pessoas interessadas na metodologia. A oficina fica por conta de Afro Ragga.

Nos demais dias, a mostra contará com apresentações de Duo Alvenaria, Talo de Mamona, Joe Silhueta e Consuelo, amanhã; Oswaldo Amorim, Alberto Salgado, Vavá Alfiouni e Kervansaria, no sábado; e Zé Krishna e Amigos Eternos, Tatiana Nascimento, Rebeca Realleza e MOVNI, no domingo.

Entre as oficinas, Canto popular — Técnica e interpretação, com Dani Baggio, no sábado; e Percussão tambor e movimento, com Macaxeira Accioli, no domingo. “As atividades formativas são importantíssimas, porque são a possibilidade de as pessoas que não são musicistas terem uma experiência musical. Elas fortalecem a cena musical, além de descobrir potenciais artísticos. Ela forma, qualifica e capacita”, diz Gadelha.

A principal novidade da terceira edição da Mostra Sesc de Música é a presença de um karaokê aberto para o público na edição de sábado. No dia, os presentes podem se inscrever, escolher uma música no cardápio e soltar a voz ao lado da Banda Vox Pop.

Mostra Sesc de Música
Teatro Garagem (713/913 Sul). De hoje até domingo, a partir das 20h30. Com shows e ações formativas. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quinta (25/10)
• Das 14h às 18h: Escola do flow, com Afro Ragga, no Espaço JK (Sesc 913 Sul)

• A partir das 20h30: Homenagem ao jornalista Irlam Rocha Lima e shows de Cantus Firmus, Beatriz Águida, Adriah e Marcelo Café.

Sexta (26/10)
• A partir das 20h30: Shows de Duo Alvenaria, Talo de Mamona, Joe Silhueta e Consuelo.

Sábado (27/10)
• Das 19h às 22h: Oficina de canto popular — Técnica e interpretação, com Dani Baggio, no Espaço JK (Sesc 913 Sul).

• A partir das 20h30: Shows de Oswaldo Amorim, Alberto Salgado, Vavá Alfiouni e Kervansaria. Karaokê com a Banda Vox Pop.

Domingo (28/10)
• Das 14h às 18h: Oficina de percussão tambor e movimento, com Macaxeira Accioli, no Espaço JK (Sesc 913 Sul).

• A partir das 20h30: Shows de Zé Krishna e Amigos Eternos, Tatiana Nascimento, Rebeca Realleza e MOVNI.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

2 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

3 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

4 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

5 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

6 meses atrás