Homenagem a Aldir Blanc

Compartilhe

Em live hoje (quinta-feira) Guinga e Leila Pinheiro prestam tributo ao letrista carioca

Uma reverência a Aldir Blanc será feita hoje (12/11), às 20h, no encerramento do projeto Guinga e as vozes femininas, comemorativo dos 70 anos do genial compositor e violonista carioca. Na live que ele e Leila Pinheiro, acompanhados pelo violonista Marcus Tardelli, farão no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro tem por base o repertório do álbum Catavento e girassol, que a cantora paraense lançou em 2007, considerado um dos mais importantes da carreira dela.

Todas as canções do disco são fruto da parceria de Guinga e Aldir, entre as quais Baião de Lacan, Chá de panela, Luas de subúrbio, Valsa pra Leila e, claro, a faixa título. Entre os músicos que participaram da gravação, estavam dois músicos que iniciaram a carreira em Brasília, o violonista e guitarrista Lula Galvão e o violonista Jorge Helder. Eles também assinaram alguns arranjos desse trabalho.

Crédito: Renato Mangolin/Divulgação

O projeto, idealizado e dirigido pela artista visual e cineasta Fernanda Vogas, com o patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo Cultural, teve início em outubro e reuniu em nove shows, oito intérpretes, entre as quais Ana Carolina e Simone Guimarães — cantora mineira radicada aqui na capital — e quatro instrumentistas. Leila, que se apresentou na abertura, fecha a programação.

“No show de encerramento haverá uma tripla celebração: dos 70 anos de Guinga, 60 anos de Leila Pinheiro e um tributo a um amigo de ambos, o compositor Aldir Balanc. Viva Guinga!, Viva Leila!, Viva Aldir!, Viva a música popular brasileira”, celebra Fernanda Vogas.

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

8 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

9 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

12 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

1 ano atrás