Finca mantém viva a tradição de festivais em Brasílila

Compartilhe

Festival Universitário da Música Candanga, o Finca é um dos raros festival de música na capital. A final ocorre no dia 27.

Houve tempo em que eram realizados muitos festivais em Brasília. Os que mais se destacaram foram os promovidos pelo CEUB e o pelo Colégio Objetivo. O primeiro revelou para o Brasil Raimundo Fagner, Clodo Ferreira e a banda Placa Luminosa,que tocou na abertura da primeira edição do Rock in Rio, em 1985, acompanhando Ney Matogrosso. Do segundo, tomaram parte músicos que viriam a formar em bandas de rock brasilienses do anos 1980.

Não se pode esquecer também do que ocorria no Gama, que mobilizava cantores, compositores e grupos da capital e até de outras regiões do país, com a participação de nomes destacados da música brasileira e com boa repercussão.

A banda Móveis Coloniais de Acaju venceu uma das edições do festival. (Crédito: Iano Andrade/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF.)

Um dos raros que se mantém é o Festival Universitário de Música Candanga, o Finca, no âmbito da Universidade de Brasília, que já teve como vencedores a cantora e compositora Ellen Oléria e a banda Móveis Coloniais de Acaju. A final da edição de 2017 será no dia 27, no Centro Comunitário Athos Bulcão, tendo com a participação de 13 concorrentes — 12 com músicas cantadas e três com músicas instrumentais.

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

7 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

8 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

11 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

12 meses atrás