Egberto Gismonti será homenageado em uma série de shows no CCBB

Compartilhe

Egberto 70 terá início no final de julho e contará com três apresentações

O compositor e multi-instrumentista e arranjador Egberto Gismonti, um dos expoentes da música popular brasileira, receberá homenagem ao completar 70 anos, com uma série de três shows, no final de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. A iniciativa é da musicista e pesquisadora Gaia Wilmer.

Sob o título Egberto 70, o projeto terá a participação de nomes destacados da nossa música instrumental, que irão reverenciar um dos artistas brasileiros de maior destaque no cenário internacional e dono de obra sofisticada que é um retrato da diversidade cultural do país.

Para o evento, Gaia — saxofonista, compositora e arranjadora, formada pela Berklee College of Music — criou uma big band de 19 músicos, e elaborou arranjos para as composições do homenageado. O grupo irá acompanhar os convidados, na celebração da beleza e vitalidade do legado de Egberto.

Crédito: Leo Aversa/Divulgação. Gaia Wilmer

A programação será aberta no dia 27, com apresentação de Ricardo Herz (violino) e André Mehmari (piano). No dia 28, Yamandu Costa (violão) e Gabriel Grossi farão o segundo show; enquanto no dia 29 o homenageado e o flautista Mauro Senise fecharão a série. Em todos os show o violoncelista Jaques Morelembaum e a Gaia Wilmer Big Band estarão ao lado dos músicos convidados no palco

Natural de Carmo (RJ), cidade localizada na divisa com Minas Geraes, Egberto Gismonti, filho e pai libanês e mãe italiana, bem jovem aprendeu a tocar simultaneamente piano e violão. Com mais de 50 anos de carreira, estreou no Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. A partir dali passou a ser um músico requisitado para tocar com orquestras sinfônicas e escrever arranjos.

Do portfólio de artista fazem parte 70 álbuns — gravados e distribuídos em aproximadamente 50 países — trilhas para 32 filmes, 27 balés, 14 peças de teatro e 13 especiais de tevê. Entre clássicos de sua obra estão Dança das cabeças, Infância, Palhaço e Sete anéis.

Veja vídeos de Egberto Gismonti

Palhaço

Dança das cabeças

Infância

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

5 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

6 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

9 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

10 meses atrás