Dia Nacional do Samba: Shows e palestras fazem parte da programação

Compartilhe

Vários eventos estão programados para comemorar, hoje (2/12), o Dia Nacional do Samba, instituído pela Lei nº 554, de 27 de julho de 1964, do antigo Estado da Guanabara. Em Brasília, a data vai ser celebrada com a Plataforma do Samba que ocorre na Estação Rodoviária, a partir das 16h. Eventos virtuais, como Virada do Samba e Tardezinha do Samba, também fazem parte da programação.

Plataforma do Samba — A grande roda de samba que promete movimentar a parte inferior da Estação Rodoviária, a partir das 16h, tem entre as atrações as cantoras Cris Pereira, Kris Maciel, Carol Nogueira, Teresa Lopes e Rosamaria, os cantores Milsinho e Khalis Santarém, o grupo 7naRoda e os coletivos Mulheres de Samba e Samba na Comunidade. As homenageadas serão a cantora e compositora carioca Lecy Brandão e Tia Edênia, compositora nascida no Rio de Janeiro e moradora de Ceilândia desde a década de 1980. O evento, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, tem como parceiras a Onã Produções e a Paó Comunicação.

Virada do Samba — Com show de Tia Surica, integrante da Velha Guarda e matriarca da Portela, acompanhada por Paulão 7 Cordas, será aberta hoje, às 19h, a segunda edição da Virada do Samba, idealizada por Ítalo Azevedo e realizada pela Muda Cultural. Na sequência da programação se apresentarão Leci Brandão, Fabiana Cozza e o Samba de Dandara, tendo Nilze Carvalho e Raquel Tobias como convidadas. Transmissão pela YouTube.

Tardezinha do Samba — A quarta edição do Tardezinha do Samba, idealizado pelo cantor, compositor e violonista Marcelo Café, com realização da Artcei Produções terá início hoje, às 19h30, com a roda de samba Botequim da Tardezinha, tendo como participantes Cris Pereira, Breno Alves, Khalil Santarém, a compositora e yalorixá Mãe Dora e o professor de sociologia e compositor João Peçanha. No encerramento, haverá show do pesquisador, compositor e cantor maranhense Tião Carvalho. A programação sábado (4), a partir das 12h, com apresentações de Moyseis Marques, Narcelo Café, Cacá Pereira, grupo Toque de Salto e do coletivo Samba na Comunidade. No domingo (5) os destaques serão: João Cavalcanti, Márcio Marinho e Victor Angeleias, 7naRoda e o coletivo Samba da Guariba. Transmissão pelo YouTube.

Congresso Nacional do Samba — Com a apresentação de quatro eixos temáticos focalizando batuques, congadas e músicas sacras afrobrasileiras, sambas rurais, sambas urbanos, sambas tradicionais e sambas contemporâneos, será realizado hoje, das 8h às 20h, a quinta edição do Congresso Nacional do Samba. O simpósio virtual integra o programa de extensão Memorável Samba do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais da UniRio, com o apoio do Instituto Cultural Cravo Alvim. Transmissão pelo YouTube.

Irlam Rocha

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

2 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

3 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

4 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

5 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

5 meses atrás