Centenário de Zé Kéti

Compartilhe

Zé Renato e Cristóvão Bastos homenageiam o compositor em show hoje às 19h30

Zé Kéti — 100 Anos da Voz do Morro, o projeto comemorativo do centenário de um dos mais importantes compositores da história do samba, interrompido em função da pandemia, está sendo retomado com dois shows, que fecham a série neste final de semana, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Hoje, às 19h30, se apresentam Zé Renato e Cristóvão Bastos; e amanhã, no mesmo horário, o grupo Casuarina e a cantora Nilze Carvalho.

Um dos melhores intérpretes de sua geração, Zé Renato, responsável pelo show desta noite. Antes ele faz uma palestra intitulada Samba, carnaval e cinema, em que focaliza as facetas de Zé Keti como cantor, compositor e ator. Além do autor de clássicos da MPB, ele vai falar sobre o ator, que participou com destaque de filmes de Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues.

Em sua apresentação, o cantor capixaba, acompanhado por Cristóvão Bastos, festejado pianista e compositor carioca, revisitará músicas de Zé Kéti como Flor do lodo, Malvadeza Durão, Mascarada e Nega Dina, que gravou no CD Natural do Rio de Janeiro, lançado em 1996. “A obra de Zé Kéti sobrevive até hoje graças à qualidade desse grande cimo melodista, poeta e por ser um artista engajado, que passava recados por meio de sua música”, ressalta Zé Renato.

Amanhã, finalizando o projeto, sobem ao palco do CCBB o Casuarina, que tem como convidada a cantora e cavaquinista Nilze Carvalho (ex-Sururu na Roda). O grupo carioca, que deu sua contribuição para a revitalização artística do bairro boêmio da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, em 20 anos de carreira, lançou nove CDs e dois DVDs; e tem muitos seguidores em Brasília, onde já se apresentou algumas vezes.

No show, Gabriel Azevedo, Daniel Montes, Rafael Freire e João Fernando, vão trazer de volta marcantes do espetáculo Opinião, que em 1964, reuniu Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão (depois substituída por Maria Bethânia). “Participar do projeto que celebra o centenário de Zé Kéti é, para o Casuarina, um privilégio. Músicas desse grande compositor fazem parte do nosso repertório de show. No disco que lançamos em 2005, gravamos dele a pouco conhecida 400 anos de samba“, comenta. “Para mim é um grande prazer estar ao lado do Casuarina neste projeto que celebra o grande Zé Kéti”, diz Nilze.

Irlam Rocha

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

3 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

4 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

5 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

6 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

6 meses atrás