Celebração musical de amigos e parceiros

Compartilhe

Desengaiola, álbum audiovisual que reúne Alfredo Del Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda, chega sexta-feira (14/1) ao YouTube. O lançamento presencial será dia 21, no Circo Voador

Amigos há mais de 20 anos, Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda estiveram lado a lado no processo de reocupação e revitalização cultural da Lapa, bairro boêmio no centro do Rio de Janeiro, com atuação em casas noturnas, apresentação e rodas de samba e criação de projetos. A admiração mútua e a afinidade artística os levaram a uma intensa parceria musical. Faltava, entretanto, algo que simbolizasse essa união.

Isso se viabilizou quando os quatro, durante a quarentena determinada pela pandemia, se isolaram em Paty do Alferes, na região serrana fluminense e, de forma colaborativa, fizeram o registro de Desengaiola, registro em álbum audiovisual com 18 canções que chega nesta sexta-feira (14) aos aplicativos de música e ao YouTube. Captado com som direto, produção de João Cavalcanti e Pedro Luís, tem direção de Eduardo Hunter Moura. A realização é uma parceria da MPB Discos e Som Livre.

O repertório traz na abertura Alameda Palmares, que tem a assinatura dos quatro. O mesmo ocorre em Luz do meu terreiro. João Cavalcanti é coautor de seis composições, sendo parceiro de Alfredo Del-Penho em Diplomata e Pra quem quiser escutar; de Moyseis Marques em Encanto, Nada não e Nem misturado nem junto. Aos dois se junta Eduardo Neves em Pó pará.

Alfredo Del-Penho divide parceria também com Moyseis Marques (Rosa canção e Boas intenções), Pedro Miranda (Desengaiola) e Chico César (Fuzuê). Moyseis Marques fez sozinho Poeta é outro lance e tem como parceiros Pedro Miranda (Meu pecado e sorrir), Teresa Cristina (Gatilho). Já Pedro Miranda compôs Vontade de sorri com Cristovão Bastos.

As faixas complementares são Puro ouro (Joyce Moreno) e Alagados (Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone), lançada inicialmente em single.

João Cavalcante:Desengaiola é a realização de um sonho coletivo desse quarteto informal,que tem estado junto em parcerias e shows há 20 anos. Tínhamos o desejo manifesto de termos um marco simbólico desses encontros e no esquema de imersão, na serra fluminense, gravamos de forma crua este álbum-vídeo tendo como referência o Cantoria, projeto que reuniu Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai”.

Alfredo Del-Penho: “O projeto do álbum-vídeo surgiu a partir dos encontros que ocorrem desde a época que se convencionou chamar de  revitalização a Lapa. Num determinado momento resolvemos reunir os quatro e a partir do repertório autoral, das parcerias entre a gente, consolidado de maneira formal num show que aconteceu em 2012. Há também música que a Joyce fez para nós e Alagados, dos Paralamas do Sucesso, que vínhamos cantando desde o show”.

Confira os singles já lançados de Desengaiola

Alagados

Poeta é outro lance

Gatilho

Vontade de sair

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

7 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

8 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

11 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

12 meses atrás