Arte Fato — Encontro com as artes

Compartilhe

Projeto promove shows, bate papos e palestra virtuais no Teatro dos Bancários

Promover o encontro com as artes produzidas em Brasília é a proposta do Arte Fato, projeto promovido pelo Sindicato dos Bancários, que chega à nona edição, com destaque para a participação de bancários e bancárias. Neste ano, em razão da pandemia de covid-19, o formato é virtual. A programação, que ocorre hoje (terça-feira), a partir das 20h, no Teatro dos Bancários, com shows musicais, artes visuais e cênicas, palestra e bate-papo, tem como mestre-de-cerimônia o ator Murilo Grossi.

A parte musical tem na abertura show da dupla formada pelo cantor e violonista Rommel e o percussionista Lucas Palomero, que têm como referência o pop rock nacional e internacional dos anos 1980. Em seguida apresenta-se Vanessa Pinheiro, servidora da Caixa Econômica, cantora e compositora com 20 anos de carreira, três CDs e um DVD lançados.

Vanessa, que já levou seu trabalho a França, Espanha e Portugal, no show pelo Arte Fato vai interpretar canções de sua autoria, registrados nos álbuns, além de composições ainda inéditas. “A música une as pessoas. É a oportunidade de nos sentirmos conectados uns com os outros, especialmente neste momento de isolamento social, em decorrência da pandemia”, ressalta.

Um colóquio literário tem como protagonista o músico e escritor Allan Ferreira, cearense de Fortaleza, radicado em Brasília há quatro anos. Servidor do Banco do Brasil, ele é autor dos livros Toda fome que carrego nas veias, Os sonetos que fiz de maré e O que as melodias calam. Em sua participação, ele discorre sobre sua obra e questões que ela traz.

Ricardo Berzoini, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e ex-ministro da Previdência e Assistência Social, faz palestra focalizando o tema “Privatização: Os impactos negativos para a sociedade brasileira”.

O Arte Fato convida a comunidade a participar da campanha Quem tem fome, tem pressa, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, que presta assistência a entidades de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas e pessoas LGBTQIAP+, bem como para abrigos para a terceira idade, creche e categorias profissionais impactadas pela covid-19.

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

7 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

8 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

11 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

12 meses atrás