Acabou chorare, álbum clássico da MPB ganha releitura

Compartilhe

Obra dos Novos Baianos é reinterpretada por artistas da nova geração como Maria Gadú, João Cavalcanti e Marcelo Jeneci

Em pesquisa feita há 13 anos anos pela revista Rolling Stone, com a participação de jornalistas e críticos musicais, Acabou chorare, dos Novos Baianos, foi escolhido como o melhor disco da história da MPB. O LP, em que o grupo foi influenciado por João Gilberto, lançado em 1972, até hoje é referência para artistas de várias gerações. Não por acaso, as nove canções do repertório ganharam releitura em álbum que que abre o projeto Replay — parceria entre a gravadora Som Livre e a Barry Company, com o apoio da Devassa.

O primeiro single é o clássico Brasil pandeiro, de Assis Valente, na interpretação de Francisco El Hombre, que chega hoje (3/10) — acompanhado de clipe — digitalmente na Globo.com. Cada uma das outras oito faixas será disponibilizada gratuitamente nos próximos sábados. Para aproximar ainda mais o público da obra, uma ferramenta colaborativa irá permitir aos fãs enviarem vídeos cantando ou tocando músicas do disco. As três melhores serão presenteadas com um vinil exclusivo.

A produção audiovisual, realizada entre 24 de agosto e 1º de setembro, foi assistida no estúdio por Paulinho Boca do Cantor, Pepeu Gomes e Baby do Brasil. A sequência do set list, com os respectivos intérpretes é a seguinte: Preta Pretinha (Onze:20), Tinindo trincado (Céu), Swing de Campo Grande (Gilsons), Acabou chorare (Maria Gadú), A menina dança (Marcelo Jeneci), Besta é tu (João Cavalcanti), Um bilhete pra Didi (Afrocidade) e a reprise de Preta Pretinha (Letrux + Lolly).

Crédito: Ratão Diniz/Divulgação. João Cavalcanti participa em ‘Besta é tu’

Um dos nomes mais destacados da nova MPB, o cantor João Cavalcanti, falou com exclusividade para o Trilha Sonora sobre o reverenciado álbum: “Acabou chorare é um dos discos mais importantes da música brasileira e, sem dúvida, também para a minha formação musical. Debrucei-me sobre a obra da banda na adolescência, a ponto de me sentir partícipe daquela revolução estética e comportamental. Quando fui convidado para participar do projeto Replay, antes mesmo de saber que interpretaria Besta é tu, fiquei absurdamente honrado e feliz de ter esta oportunidade histórica para minha carreira. Participar deste projeto, ao lado de alguns amigos e grandes artistas da minha geração, como Maria Gadú, Letrux e Jeneci, me trouxe uma alegria imensa”.

Confira teaser do projeto Replay

Irlam Rocha

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

3 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

4 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

5 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

6 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

6 meses atrás