Deputados e Senadores, o que fazem, quanto ganham e pra que servem

Publicado em Variedades

Nossos representantes do Poder Legislativo em âmbito Federal estão no Congresso Nacional – que é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal – e são escolhidos de forma democrática, por meio de votação popular. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença de cada parlamentar desses?

Basicamente, a função dos deputados é a de representar o povo, enquanto os senadores são representantes de seus respectivos Estados. Você pode estar se perguntando: como assim e por quê? Vou te explicar!

Já percebeu que temos muito mais deputados do que senadores (513 e 81 respectivamente)? A quantidade de cadeiras de deputados por Estado é determinada por um cálculo proporcional estabelecida por uma lei complementar, prevista no artigo 45 na Constituição Federal – que estabelece que nenhuma unidade da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputado. Consequentemente, Estados mais populosos contam com mais representantes do que os que possuem uma quantidade menor de habitantes.  São Paulo, por exemplo, é o Estado com o maior número de deputados: 70. Já o Estado de Roraima possui apenas 8 cadeiras

Leia o artigo completo clicando aqui:

https://www.tecnoveste.com.br/afinal-qual-e-a-diferenca-de-um-deputado-federal-e-de-um-senador/